Notícias e Informações

» Serviço para atender pessoas com transtornos mentais pode ser implantado no município -

Ontem (06) completou-se nove anos que foi sancionada a lei federal relacionada à proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais. Diante disso, a secretaria de Saúde da prefeitura de Marechal Rondon está se organizando para viabilizar a implantação de um serviço especializado dentro das modalidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de forma a garantir um efetivo atendimento a essas pessoas.

A partir da nova legislação existem outras opções que ajudam na recuperação, pois antes apenas eram feitos internamentos em hospitais psiquiátricos. Nesse sentido, o Caps têm o intuito de prestar atendimento clínico com atenção diária evitando as internações. Além disso, ele organiza a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais graves, realiza o seu acolhimento procurando preservar e fortalecer os laços sociais.

Diante disso, entende-se que o tratamento deve acontecer dentro da comunidade do paciente e com o envolvimento da família. Portanto, ao pensar na implantação de uma rede de atendimento à saúde mental busca-se a inclusão daquelas pessoas que foram estigmatizadas dissipando-se a discriminação e o preconceito.



A Lei



A lei 10.216 redireciona o modelo assistencial para saúde mental e prioriza o atendimento ambulatorial visando a reinserção social das pessoas com transtornos mentais. Sua conquista se deve ao movimento de Reforma Psiquiátrica que teve início no Brasil na década de 70 e estava ligada ao movimento sanitário. Entre os anos de 1978 e 1991 iniciaram-se efetivamente as discussões sobre os direitos dos pacientes psiquiátricos. As principais críticas do movimento social eram sobre a violência nos manicômios, à exploração mercantil da loucura e o domínio de uma rede de atendimento privada. Dessa forma, a proposta seria rever o conceito e o internamento psiquiátrico como única forma de atendimento.


Agenda Destaques Informações
     
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h.
Todos os direitos reservados.
Copyright 2012
13342281 visitas Rua Espírito Santo, 777
Marechal Cândido Rondon - PR | 85960-000

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player